INTERNACIONAL PROGRAMA | PAÍSES INDUSTRIALMENTE DESENVOLVIDOS |
HOME PAGE INTERNACIONAL
PROGRAMA
INDUSTRIAL PROGRAMA PESQUISA & DESENVOLVIMENTO TECNOLOGIA DESIGN EQUIPAMENTO & MATÉRIA-PRIMA PARTNERS ENDEREÇOS
   
    Países Industrialmente Desenvolvidos            
                 
 


CONCEPÇÃO DE SISTEMAS INDUSTRIAIS & DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS INTERNACIONAL

 

A série de artigos dos programas consistem em desenvolvimento de modernos sistemas industriais automatizados ou semi-automatizado e adaptados à mudança rápida de produtos dentro da mesma linha de produção, inclusive FMS – Sistemas Industriais Flexíveis, ou sistemas celulares industriais e Desenvolvimento Rápido de Produtos de, prototipagem rápida e ferramentaria rápida.

Dentro destes conceitos são propostas várias matérias-primas novas, processos, design e tecnologias em nossas associações internacionais com pesquisadores, Instituições e centros de desenvolvimento, de engenharia e empresas de desenho industrial, de projeto de sistemas industriais e fabricantes de matérias-primas.

Uma grande gama de produtos é acessível em sociedades e/ou parcerias e disponível para produção imediata, podendo incluir possivelmente moldes e ferramentas e sistemas completos prontos para produção.

São providas conexões de informação sobre todos os temas propostos.

 

_ INDÚSTRIA - PRINCIPAIS TENDÊNCIAS _

Estabelecendo parâmetros principais para o desenvolvimento industrial atual, podem ser definido dois eixos principais como tendências dos últimos anos:

¤ FMS –Sistemas Industriais Flexíveis
¤ Sistemas Industriais sem instalações industriais próprias
¤ Sustentabilidade

Podem ser mencionadas outras tendências, mas estão principalmente compostas dentro de tendências de ramificações como Petróleo, Química, Mecânica de Precisão.


 

 

___ FMS - SISTEMAS INDUSTRIAIS FLEXÍVEIS ______

 

Basicamente um FMS está definido como um sistema de produção automatizado integrado e contendo:

(a) equipamento de processo flexível, normalmente máquinas automatizadas com controle numérico e equipamentos com habilidade de mudança de ferramenta rápida,
 (b) equipamento de manipulação de material inclusive linhas de transferência ou correias de transporte, empilhadeiras, elevadores, veículos com guia automatizados (AGVS) como também armazenamento automatizado e sistemas de controle de  inventário como os sistemas de armazenamento e recuperação automatizado (ASRS),
(c) comunicação computadorizada sofisticada e sistemas de controle integrando processo e equipamento de manipulação material, e
(d) uma estrutura de suporte de manutenção moderna que pode devolver o sistema ao normal depois de falha de equipamento.

FMS é projetado principalmente para a existência de produção em múltiplas linhas dentro da mesma instalação, ou até mesmo para a mudança rápida de linhas de produção. FMS por suas propriedades adapta principalmente para os fornecedores industriais que trabalham como terceirizados, e são especialmente dotados com sistemas versáteis capaz de compreender uma gama de produção extensa dentro de um domínio, como montagem, produção de plásticos, produtos químicos, agroindústria, usinagem e montagem mecânica, envolvendo acabamento e até mesmo embalagem.
As imagens representam uma planta esquemática de FMS Hydrogel em um projeto financiado pela Agência de Internacional de Energia Atômica (IAEA) e IPEN Instituto de Pesquisas em Energia e Nuclear.
 
Veja artigo Projeto de FMS - Flexible Manufacturing Systems

Fig.1 (alto) representa o processo básico com troca de magazines de moldes automático em um equipamento tipo blister, com conversão automatizada de adição de ingredientes.

Figo. 2 (centro) representa a planta FMS incluindo um sistema onde os recipientes dentro das cavidades de molde (magazine intercambiável) servem como forma de molde para Hydrogel. Os sistemas de embalagem são integrados ao processo.

Figo. 3 representa uma planta esquemática FMS incluindo sistemas de embalagem e unidade de irradiação.

Veja artigo sobre projetos FMS - Sistemas Industriais Flexíveis

____________________________________________________
SISTEMAS INDUSTRIAIS
Sem instalações industriais próprias

 

 

 

 

Corporações industriais sem próprias instalações industriais tem sido efetivamente a tendência mais importante dos últimos quinze anos, iniciando-se com grandes  corporações multinacionais e alcançando atualmente todos os níveis de indústrias correlacionadas principalmente ao mercado internacional.

A evolução dos sistemas sub-contratação no mundo inteiro e o aumento vertiginoso do progresso da eficiência dos serviços e fornecedores de produção, qualidade e otimização de tempo, transformou a perspectiva industrial.

Pressionando os modelos tradicionais com novos modelos econômicos e causando uma redução espetacular nos períodos, o sistema de sub-contratação industrial alcançou domínios inesperados. A redução da equipe de administração industrial corporativa, também força uma otimização das funções e amplificação das habilidades e responsabilidades. A tomada de decisão está mais confiável, mas comporta conseqüências mais centralizadas e responsabilidades.



________________________________________________
PESSOAL & HABILIDADES
Novo Modelo Industrial

A natureza e caráter do atual ambiente internacional no qual o pessoal que trabalha em novas corporações industriais são agora mais complexos que nunca, e as habilidades requisitadas se estendem além de Tecnologias de Informações e Comunicação para incorporar o analítico e habilidades de avaliação essenciais a administração efetiva de informação. Nas novas funções de pessoal é importante definir e traçar o desenvolvimento de equipe preciso e impulsionar em termos das habilidades de informação, criando um modelo para uso da equipe desenvolvendo os recursos de informação. Continue colaboração com desenvolvimento estratégico de equipe e agencias/organização de informação, inclusive o desenvolvimento de um guia de rota para as várias funções destes e iniciativas, provendo diretrizes e suporte para a companhia no desenvolvimento de habilidades de informação de suas equipes  e os benefícios esperados para a organização e o desenvolvimento do sistema produtivo. Algumas destas informações estão disponíveis na Internet como relatórios e análises comercializados para cada domínio e localidade, desde US$50. Operando em um ambiente eletrônico incrementa dependência em informação; identidade, avaliação, adaptação, organizar e comunicar informação dentro de um contexto freqüente de avaliação e deliberação. É da mais alta importância que todo o pessoal empregado no setor de corporação industrial seja oferecido apoio para desenvolver confiança e competência em suas habilidades para  identificar e aplicar informação de qualidade, informar e acrescentar valor aos procedimentos de trabalho. É evidente que o pessoal precisa mais do que apenas habilidades particulares para se sentir confiante operando com a gama extensiva de fontes de informação disponível atualmente; considerando o impacto cumulativo do desenvolvimento recente das tarefas industrial, a incrementada mudança do informativo à estruturar cadeias produtivas.

Os benefícios mais importantes de uma equipe motivada estão no aperfeiçoamento do fluxo de informações, uso de recursos existentes, retorno de investimento, capacidade de pesquisa, incremento do perfil de mercado e reputação.

____________________________
SISTEMAS INDUSTRIAIS
Modelo de Sub-contratação Integrado

 

O modelo esquemático distribui os componentes básicos da estrutura industrial de sub-contratação, considerando como eficientemente bem sucedida uma estrutura básica de pessoal de três administradores qualificados até dez/doze para a administração de 20/25 produtos no mercado internacional.

Principiando com o estabelecimento de um portal Intranet/Internet seguro, as ações da equipe conduzem o uso desta ferramenta para interagir entre agencias/instituições de informação (marketing, consultores, analistas), serviços (Design, engenharia, prototipagem, moldes e ferramentas), produtores (fornecedores industriais) e distribuição. Efetivamente a fase de desenvolvimento não se estabelece em um modo seqüente, mas intercalado, compelindo a múltiplas tarefas durante o período de desenvolvimento.

O modelo estabelece acima de tudo mais estruturas horizontais do que verticais, ou significando que todos os membros da equipe interagirão no processo decisivo; em realidade o modelo demonstra no esboço, até mesmo impõe a interação entre os vários provedores (serviços, bens e consultores).

Os principais benefícios líquidos desta estrutura é a eliminação da flutuação periódica (peridiocidade), mantendo uma evolução crescente da rentabilidade e suspendendo aquisições quando o mercado está reduzido sem implicar manter uma estrutura de mão-de-obra, instalações, máquinas e equipamentos. Podem ser melhorados outros benefícios, o uso de recursos existentes, retorno de investimento e capacidade de pesquisa.

A apresentação completa de tarefas, organização funcional e otimização podem ser vistos em RPD – Desenvolvimento Rápido de Produto.

Esquema Internacional de Sub-contratação integrado

Avançados Sistemas de IT – Tecnologias de Informação  tem de ser providos para uma companhia industrial Internacional confiável, sem próprias instalações industriais. Uma equipe otimizada que inclui o suporte dos quatro principais responsabilidades da organização: Direção da Companhia, Administração de Produto, Administração Financeira, e Administração de Marketing.

Dentro de cada divisão por meio do Portal WEB Intranet/Internet o sistema de KM – Gestão de Conhecimento, organiza e dispõem para todo a equipe as informações principais relacionadas a cada iniciativa, estado, situação, e decisões envolvidas ou tarefas.

Os serviços externos, fornecedores e consultores interagem com a equipe de administração por meio do portal WEB Internet/Intranet e outras interfaces de comunicações (fac-símile, telefone, etc).
Todo dados desde orçamentos, faturas, dados, custos, ordens, são integrados ao portal Intranet em tempo-real, e por meio de interfaces de administração, integrando todos os dados disponíveis, arquivos, imagens e documentos.

O sistema integrado atualiza diretamente todos os dados desde estatísticas, fluxo monetário, fluxo de estocagem, ordens, pedidos e informação.

Os bancos de dados são integrados ao sistema de Gestão do Conhecimento suprindo informação atualizada em tempo-real.

Leia em RPD - Rapido Desenvolvimento de Produto - artigo expondo novas estratégias no Mercado Industrial Internacional

Seções Principais Domínios Pesquisa Industrial Tecnologias Projetos Materiais Informações