INDUSTRIAL PROGRAM | ISOTAT 2 |
HOME PAGE INTERNATIONAL PROGRAMA INDUSTRIAL PROGRAMA PESQUISA & DESENVOLVIMENTO TECNOLOGIA DESIGN EQUIPAMENTO & MATÉRIA-PRIMA PARTNERS ENDEREÇOS
 
    Isotat II        
                 
 
 
ISOTAT - TECNOLOGIAS DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS &
TREINAMENTO AVANÇADO - TI

TI– TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - PANORAMA
DESCRITIVO BÁSICO DE TI- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SERVIÇOS APLICADO AOS SISTEMAS

O Grupo de Tecnologia da Informação (TI) proverá serviços de engenharia de software para setores internos e externos. Interiormente, o pessoal de TI integrará os outros grupos para prover apoio para o desenvolvimento de software, aplicações e simuladores como requerido pelos projetos.

Externamente, o grupo TI trabalha diretamente com os clientes, projeta e constroi software completo e conecta sistemas que satisfazem as exigências.

Os profissionais de TI e equipes serão diversos como os projetos. O grupo incluirá os cientistas de computação científica e simulação, Engenheiros, Engenheiros Eletrônicos e Elétricos, programadores de Software, desenhistas de interface, desenhistas 3D de simuladores virtuais e desenvolvedores de aplicações Web.

As gama de competências de implementação de software, uso de linguagens como C/C++, Java, HTML, ASP, para implementação de hardware que usa informações analógicas e digitais, controles e sensor. Esta base multidisciplinar habilita o grupo TI para executar o desenvolvimento de sistemas completo.

A Automação de sistemas Inteligentes usa metodologias de engenharia de software em estado-de-arte para desenvolver seguros e flexíveis sistemas de software para microcomputadores, mainframes, cliente-servidor, e adaptar a Internet. A equipe especialista em desenvolvimento de software completo incluirá análise de requisições e definição, especificações de arquitetura de nível superior de sistemas e projeto detalhado, código, integração, teste e apoio de usuário.

Portal de dados digital – em razão de que dados vêm de qualquer equipamento digital industrial conectado, a maioria dos protocolos é apoiado, como também I/O tradicional e sensor de equipamento, desenvolvido e registrado em uma imagem compreensiva (backup de estado) em tempo-real de planta.

Os Instrumentos de Monitoração industrial representam exclusivamente informação adicional de referência que representa uma aplicação custo-efetiva usando serviços de banco de dados tipo ASP. Um Guia Industrial exige ASP ou outro serviço de banco de dados avançado e uma conexão de banda larga para distribuir o pacote inteiro de informações relacionado às características de componentes de planta industriais e desempenho de componentes, informação de manutenção, histórico, etc.

Os sistemas de Monitoração Industriais ICMA podem ser usados com qualquer série de sensores para monitorar equipamento industrial. Estes incluem sensor de pressão de gás, sondas de temperatura e monitor corrente para circuitos auxiliares e circuitos trip.

Decompondo sistemas complexos para agentes ao longo dos limites físicos e lógicos, oferecerá muitas vantagens potenciais, como extensibilidade para terceiras partes pela introdução de novos agentes no sistema, melhoria de Interoperabilidade entre tipos diferentes de aplicações, redução de custos, melhoria crescente de qualidade de soluções devido a especialização e melhor capacidade de manutenção, devido a associação limitada de prognósticos entre componentes autônomos. Aplicação de ICMA como uma modelização original, um padrão de problema-solução, e um modelo de engenharia de software.

Desenvolvimento de Métodos de Monitoração inteligente significa circunstâncias de dados serão monitorados e processados localmente em seu subsistema de guia industrial que filtrará os dados para vários algoritmos de manutenção preditiva enquanto alertando o pessoal designado sempre que é predito problemas ou desarranjos iminentes. Monitoração Industrial inteligente é um membro de componente de otimização de nossa plataforma de manutenção.

O desenvolvimento do sistema proverá design de documentos tipo authoring (sistemas de computador que permitem a incorporação e manipulação de várias mídias diferentes), incorporando monitoração, relatórios, armazenamento e recuperação de dados, além de ferramentas para automaticamente definir a realização de operações.


 

 

 

O sistema rede-baseado distribuirá instruções de monitoração inteligente para a empresa, suporte-a-decisão, treinamento e ferramentas diretas para a base no posto de trabalho, instalada nas telas de computador.


Inclusão na projeto-proposta de nível avançado de simulação industrial e programação on-line, logísticas de manutenção e administração, simulação de tráfico, controle de sinal e roteamento, modelização de controle e análise para segurança, de acordo com os componentes instalados e um programa de componentes.


MANUTENÇÃO INTELIGENTE


 


e-MAINTENANCE -
PRINCIPAIS OBJETIVOS


Desenvolvimento de aplicações de e-maintenance como atividades de manutenção e serviços, apoiado em informações digitais e sistemas de comunicação e nas ferramentas de processo de informações digitais e dispositivos:


¤ para desenvolver coleta de dados para administração de operações, enquanto explorando e compartilhando informação em tempo-real

¤ para juntar e administrar conhecimento, enquanto acelerando a administração de decisões de transacional, e finalmente melhorando a qualidade de serviço de produtos e instalações.

¤ para desenvolver e explorar a Internet e ferramentas de ciência informática para melhorar a operação de manutenção e sistemas de suporte de serviço de manutenção.

¤ para estabelecer uma estratégia de manutenção preventiva baseado em idade de componentes, melhorar o processo de manutenção, com tomada de decisão em tempo-real.

¤ para modelar a administração de atividades interativa de manutenção e produção para uma administração integrada crucial para garantir disponibilidade de equipamentos.

¤ para criar um continuo programa de melhoria de manutenção baseado em aproximações de multi-critérios com aplicação na segunda fase, de tomada de decisão mais sistematicamente, graças ao desempenho de computadores que compreendem o problema de classificação de instalações de produção por grupo de prioridades. Uma classificação dos equipamentos pode ser definida automaticamente conforme a ordem de importância para a companhia. O software de e-maintenance terá que considerar esta classificação para programação em tempo-real.

¤ para integrar os sistemas (planejando na primeira fase e integração na segunda fase) de tomada de decisão usando as novas ferramentas como ferramentas efetivas para complementar os processos humanos.

¤ Planejando desenvolvimento para melhorar a fluência de informação assim como melhorar tempo de manutenção de máquinas e ação no tempo de reação de solução de problemas.

¤ Desenvolvimento de programa para reduzir custos de operações de manutenção, enquanto melhorando a qualidade de serviço. Objetiva a melhorar a relação de custo/disponibilidade do equipamento.

 

 


ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO

Corretiva | Preventiva | Preditiva

Estabelecimento de sistema de administração de estratégias de manutenção a nível de sistemas:
A estratégia corretiva (ou estratégia de reparação) corresponde à primeira abordagem de manutenção, age depois da ocorrência e descoberta de avaria, um desarranjo, um mau funcionamento ou uma falha.
A estratégia preventiva propõe intervindo antes do desarranjo acontecer. Segue o princípio de proteção que se antecipa à avaria, conhecendo o processo e as leis de degradação de componentes. Esta estratégia deveria estar baseado em datas predeterminadas (manutenção periódica) da empresa ou nos parâmetros de valores de desempenho de equipamento (manutenção condicional). O projeto será aperfeiçoado por:

¤ Auditoria Primeira-Fase e projeto de uso de indicadores satisfatórios de predição de mau funcionamento, análises de tendências ou avaliações de probabilística do estado de degradação de componentes.

¤ para habilitar uma abordagem de atividades de administração de manutenção mais flexíveis e criar condições para permitir o monitoração remota que é a base do conceito de e-maintenance.

A estratégia preditiva - Projeto na primeiro fase de programa para o estabelecimento de abordagem de manutenção avançada (segunda fase) - manutenção preditiva:

¤ para identificar os parâmetros para o estabelecimento do comportamento probabilístico e modelo de degradação, como também análises completas no caso de desarranjo intermitente ou desarranjos fugitivos.

¤ Para estabelecer metodologias para o uso de tecnologias de medida e identificação automática, e técnicas de monitoração, como também métodos de análise avançados de sistema, confiabilidade e dados.
¤ para estabelecer estratégia, com a ajuda dos experts de proprietários de instalações que têm o melhor conhecimento sobre a operação de componentes, para manutenção preditiva e probabilidade de degradação pelo inteiro ciclo de vida de produto.

¤ para adaptar a organização criando supervisão descentralizada e células de manutenção, com um centro de expertise e apoio, compartilhando dados técnicos, dados econômicos e conhecimento.

¤ para desenvolver programa de monitoração para operação segura dos ativos durante a utilização local habilitando diagnostico e prognostico através de ciclo de vida de ativos.

 



 


ESPECIFICAÇÕES DE SISTEMAS DE MANUTENÇÃO INTELIGENTE

  • Sistema de informação remoto integrado que habilita terceirização de serviços de apoio

  • Intercâmbios e compartilhamento de informação de execução com suporte-a-decisão, como também assegurando interoperabilidade entre bancos de dados, monitorando módulos de software, diagnostico, previsão, técnicos e gerentes.

  • Estabelecer um programa para melhorar o uso de e Tecnologias de Informações e Comunicações para administração de serviços industrial (produção, manutenção, diagnostico, prognóstico, etc.) em termos de informação.
  • Estabelecer um programa para instalar funções do sistema de fluxo de informação de ciclo de vida e administração, designado “sistema infotronico” inclusive funções de identificação automáticas, projetado conforme os conceitos de e-maintenance, incorporando arquitetura de um sistema de informação fortemente comunicativo, federativa, aberto e seguro, incorporando tecnologias avançadas e inteligentes dentro um “Sistema de Informação Integrado de Serviços de Apoio Industriais".

 


ESSENCIAL DESENVOLVIMENTO DE
SISTEMAS DE MANUTENÇÃO INTELIGENTE

e-Maintenance

Desenvolvimento de auditoria na primeira fase e projeto para aplicação de elementos básicos de sistema de e-maintenance que inclui componentes de tecnologia digitais (infotronica) por coletar e processar dados de operação (máquinas e administração de instalações), como também um sistema de informação integrado:

  • Desenvolver as ferramentas que usam as redes de comunicação tradicionais e as tecnologias Internet e a interface de software que integra à Web.
  • Desenvolver um plano para aplicação (segunda fase) de simulação integrada WEB e tecnologias de animação incluindo um incremento importante de participação nas funções remotas habilitadas de tomada de decisão. O grupo destes componentes intervém na cadeia de fluxo de informação de ciclo de vida, no suporte integral da tomada de decisão do processo de administração, desde a monitoração de instalações e a supervisão para as atividades de serviços de suporte de administração de manutenção.
  • Administração do fluxo de informação no Diagnostico Distribuído & Sistemas de Manutenção (DDMS), sendo previsto o projeto na primeira fase e implantação na segunda fase, contendo as funções essenciais resumidas como segue:

    • Obtenção de informação precedente sobre estado de degradação
    • Obtenção de documentação atualizada e on-line durante as intervenções de manutenção
    • Obtenção de informação multimídia para diagnostico colaborativo em tempo-real.
    • Suportar em tempo-real a interação entre experts para suporte de diagnostico remoto
    • Suporte para decisão cooperativa remota nas situações complexas
    • Suporte para treinamento a distancia nos casos de novas intervenções ou raras
    • Suporte para conhecimento e capitalização de experiências relativo às instalações
    • Programa de intervenções conforme o estado de degradação de equipamento
    • Otimizar o estoque de peças excedentes de reposição e recursos de intervenção
    • Aperfeiçoar a administração das atividades de manutenção e a disponibilidade de instalações.

     


Entre os principais partners o sistema ISOTAT conta com o
IMS - Intelligent Maintenance Systems - baseado em Cincinnati - USA.

A visão do Centro de Sistemas de Manutenção Inteligentes é alcançar em produtos e sistemas, e sustentar próximo de zero o desempenho de desarranjo. Finalmente transformar a manutenção tradicional pratica de "metodologia de falha e reparação" em  "predição e prevenção".

O Centro é focalizado em tecnologias fronteiriças dentro de monitoração remota e embutida, prognóstico e ferramentas de suporte à decisão inteligentes, e cunhou a marca comercial do Watchdog Agent™  de ferramentas de prognósticos e infotronico,  Dispositivo-para-negócio (D2B)™, plataformas para sistemas de e-Maintenance.

Entre seus clientes, sponsors e participantes encontram-se:

Advantech, Automated Precision, Inc., AMD, Inc., Boeing, Automated Precision, Inc., Bao Steel , Caterpillar, Chevron, DaimlerChrysler, ETAS, Festo, Ford Motor Company, GE Aircraft Engine, General Motors, Harley-Davidson, Komatsu (Japan), Rockwell Automation, Siemens (Germany), ePS&RTS Automation Software GmbH (Siemens AG), Toyota Motors Manufacturing of North America, United Technology Corp., Samsung Electronics, Honeywell Aerospace Electronics Systems, National Instruments, Genex, Kone, Intel, Johnson Controls, US Postal Service, Hitachi, Mitsubishi Heavy Industry (Japan), etc.


Contribuições de :

Projeto de Pesquisa Integrado " Intelligent Maintenance Systems and Remote Management of Distributed Facilities" K. Adjallah

Refs: Projeto PROMISE FP6 507100 and IMS 01008: www.promise.no integrated as technology transfer - EPFL

Veja Portal Partner IMS-INTELLIGENT MAINTENANCE SYSTEMS

 

ISOTAT - Módulo de Treinamento Avançado

A plataforma ISOTAT integra módulo de treinamento avançado incorporando simuladores genéricos sinópticos customizados para a planta e simuladores em realidade vritual 3D.

Arquivo pdf 1,8 Mb ISOTAT - Plataforma de Treinamento Inteligente
arquivo .pdf 1,7 Mb

Seções Principais Domínios Pesquisa Industrial Tecnologias Projetos Materiais Informações