Desenvolvimento de Produto rápido (RPD) define uma cultura industrial que promove o desenvolvimento de novos produtos e projeto para produção, em escalas de tempo o mais abreviado possível.
Esta cultura usa novas tecnologias para promover a redução de tempo, além do uso de CAD-CAM, Prototipagem Rápida, Ferramentaria Rápida, Simulação e o uso de Técnicas de Administração que ativam o processo industrial.
O uso de Desenvolvimento Rápido de Produto não só permite a indústria colocar em produção novos produtos em uma escala sumária de tempo, como também reduzem os custos de desenvolvimento de novos produtos significativamente.
Empresas em todo o mundo consideram estas técnicas extremamente benéficas e estão adotando de forma acelerada as metodologias em uma taxa crescente. De grandes multinacionais a SME pequenas e médias empresas, os benefícios de RPD atingiram imenso sucesso.
|
As Tecnologias de Desenvolvimento Rápido de Produto incrementando eficiência de desenvolvimento de produto na manufatura industrial aumentou a competência em desenvolvimento de produto em uma ampla frente em todos os segmentos industriais e criou um forte ambiente de expertises de pesquisas interdisciplinares.
As mais recentes tecnologias e métodos para melhorar processos de desenvolvimento de produto foram pilotadas e levadas ao uso dentro da extensão dessas pesquisas. Por conseguinte uma melhoria competitiva considerável foi alcançada em comparação com prévios processos.
Enquanto procedimentos foram geralmente planejados promovendo desenvolvimento de produto, algumas pesquisas particulares concentraram-se em examinar o método pelo qual desenvolvimento de produto corporativo pode ser levados a cabo em uma metodologia mais promissora, mais efetiva e produtiva. Como podem ser convergidos protótipos virtuais ou reais de idéias de novos produto em real produto mais rápido do que anteriormente, como podem ser testados novos produtos na possível fase inicial e como os produtos de finalidade comercial podem ser postos tão rapidamente no mercado e a custo-efetivo quanto possível.
As pesquisas de Desenvolvimento de Produto Rápidas operam num ponto muito crucial pondo os resultados em prática e a chegada de novos produtos no mercado foi melhorada e podem ser fabricados produtos de alta-qualidade a mais baixo custo.
|
A rapidez, qualidade, menores custos e redes colaborativas, são as pedras angulares de desenvolvimento de produto moderno. Tempo é o fator de sucesso mais importante em desenvolvimento de produto atualmente; as companhias que adquirem seus novos produtos primeiro no mercado são as que fazem melhor. A habilidade de companhias de operarem em rede se tornou o sinal mais importante de resultados de desenvolvimento de produto.
A natureza interdisciplinar do RPD é bem ilustrada pelo espectro de diferentes campos de atividade das tecnologias e conhecimento envolvido desde bens de consumo, telecomunicações e eletrônica, maquinaria e indústria de metais, construção, software, produtos medicinais, plantas de manufatura, automação industrial e ainda muitos campos de tecnologia e de processos industriais.
A aplicação de projetos RPD cobre as diferentes fases de desenvolvimento de produto desde identificar necessidades do cliente a testar protótipos, dentro da extensão de projetos da empresa, processos de desenvolvimento de produtos, ciclo de vida e meio ambiente.
Foi alcançada cooperação efetiva entre indústria e a comunidade de pesquisa em muitas áreas conectadas com desenvolvimento de produto e por conseguinte foram aumentados os padrões de pesquisa neste campo. O processo gerou novo conhecimento, aplicado a mais recente tecnologia através de uma extensiva frente e serviços comerciais produzidos, software e tecnologias para melhorar desenvolvimento de produto.
Podem ser vistos os efeitos dos resultados mais extensivamente em atividades de empresas nos últimos dez anos, desde processos aperfeiçoados, métodos e ferramentas tomados em uso mais amplo no desenvolvimento de produtos.
|
(Esquema à direita RPD – Desenvolvimento Rápido de Produto - Figura 1):
Desenvolvimento de novo produto e trazendo para o mundo comercial:
a. Conceitos de design iniciais e idéias
b. Focalizado nos altos níveis de funcionalidade e exigências estéticas para as várias fases de teste, montagem e marketing.
c. Design desenvolvido em 3D CAD e subseqüentemente traduzido em dados 3D.
d. Protótipos produzidos para forma, ajuste e teste funcional.
e. Modificações de design adicionais como requerido.
f. Design final, produção de ferramentaria completa e procedimentos de manufatura.
g. Lançamento de produto e entrega ao mundo comercial
|

Fig. 1 Esquema RPD – Desenvolvimento Rápido de Produto |
Contribuições para Acelerar & Precisão em Desenvolvimento de Rápido Produto
-
Entendendo os pré-requisitos da Indústria e exigências para realizar a prototipagem rápida e evolução industrial
-
Selecionar função e poder de Prototipagem Rápida ou Prototipagem Virtual para cada exigência de produto.
-
Desenvolvimentos novos melhorando em RP – Prototipagem Rápida e RM – Rápida Manufatura
-
Industrial. Gerenciando Sistemas de CAD/CAM para aumentar precisão e eficiência
-
Utilização mais extensa de TI – Tecnologia da Informação e KM - Gestão de Conhecimento para apoiar desenvolvimento de produto
-
Introdução de tecnologias de simulação nas tecnologias de desenvolvimento de Produto Rápidas
-
Abandonando processos lentos, consumidores de tempo de design de produto tradicionais empregando a mais recente prototipagem rápida e soluções de simulação
-
Redefinindo o conjunto de habilidades ideal habilidade fixados para gerente de design de produto
-
Definindo, medindo e aperfeiçoando investimentos de design continuamente
-
Entendendo e aplicando as mais recentes estratégias de inovação de produto através de tecnologias de Desenvolvimento de Produto Rápidas
|